sábado, 12 de junho de 2010

Fando e Lis




Brinquemos


- Se sou um grande pianista...

- Se és um grande pianista e te corto um braço. Que fazes?

- Me dedico a pintura.

- Se és um grande pintor e te corto outro braço. Que fazes?

- Me dedico a dança.

- Se és um grande dançarino e te corto as pernas. Que fazes?

- Me dedico ao canto.

- Se és um cantor e te corto a garganta. Que fazes?

- Se estou morto quero que com minha pele se fabrique um bonito tambor.

- E se eu queimo o tambor. Que fazes?

- Me transformo em uma nuvem que tome todas as formas.

- Se a nuvem se dissolve. Que fazes?

- Me converto em chuva e faço com que nasçam todas as guerras.

- Ganhaste... Sentirei-me muito só no dia em que não estejas.

- Se algum dia se sentir só, busca a maravilhosa cidade de Tar.




Tar

Houve uma vez, há muito tempo, uma cidade maravilhosa chamada Tar. Nessa época todas as nossas cidades estavam intactas. Não havia ruínas porque a guerra final ainda não tinha começado.

Quando aconteceu uma grande catástrofe: todas as cidades desapareceram. Menos Tar.

Tar ainda existe. Se souberes buscá-la, a encontrarás.

E quando chegares a Tar a gente te trará vinho e água e poderás brincar com uma caixa de música que tem manivela. Quando chegares a Tar ajudarás na colheita da uva e pegarás o escorpião que se oculta debaixo da pedra branca. Quando chegares a Tar conhecerás a eternidade e verás o pássaro que a cada cem anos bebe uma gota de água do oceano. Quando chegares a Tar compreenderás a vida e serás gato e fênix e cisne e elefante e criança e ancião e estarás só e acompanhado e amarás e serás amado e estarás aqui e lá e possuirás o selo dos selos.

E, na medida em que caias em direção ao futuro, sentirás que o êxtase te possui para não deixar-te mais.

Quando sua imagem se apagou do espelho, apareceu no vidro a palavra “liberdade”.


__________________________________________

P.s.: O texto em original é em espanhol, e foi retirado do filme Fando e Lis. Um filme mexicano do diretor Alejandro Jodorowsky.

P.s.²: Traduzido e indicado pela Amanda Apen. (valeu Amanda!)

P.s.³: Mais informações do filme clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe que digam, que pensem, que falem...